Fechar

    Acesso Portal Pitágoras

  • Entrar
  • Nossas redes:
  • Facebook | Colégio AZ
  • Twitter | Colégio AZ


A Ditadura e Outros Regimes Políticos

Alunos vivenciam e debatem

A Ditadura e Outros Regimes Políticos

Este começo de ano chegou com tudo no Ensino Médio do Colégio AZ Bilíngue. Que o digam os alunos da 3ª série, que estão vivenciando os diferentes regimes políticos, a começar pela ditadura militar.

A ideia foi dos próprios alunos e surgiu durante uma aula sobre as formas de governo com o professor Luís Fernando Daltro, que ministra as disciplinas de história, sociologia e filosofia. Trata-se de um projeto interdisciplinar, algo tão pedido em exames como o ENEM.

A ideia é que eles possam vivenciar um pouco desses regimes na prática e, com isso, se preparar também para a AZONU. Na ditadura, o primeiro período vivenciado, os alunos sentiram como era a educação nesse período e colocaram propagandas, tão usadas pelos militares, espalhadas pelo Colégio. Também foi ressaltado o patriotismo e o hino nacional.

O principal intuito foi mostrar aos jovens como é a repressão, ou melhor, a falta de liberdade propiciada pela ditadura. Um ponto chave foi a existência de regras como horários para uso do banheiro e vestimentas. A cobrança pelas regras foi mais presente do que hoje em dia, quando muitos se lembram dos seus direitos, mas se esquecem dos deveres que foram tão cobrados pela ditadura.

Nas semanas seguintes, a 3ª série terá espaço para vivenciar o anarquismo, com regras elaboradas em conjunto; a teocracia islâmica, com horários para oração e papel diferente da mulher na sociedade; a autocracia e o fascismo; e o socialismo, com uma sociedade horizontal, vestimentas padronizadas e muito mais.

Para o professor, a própria mudança de um regime para outro já causa impacto nos jovens. E a vivência traz muitos ganhos – afinal, falar sobre um assunto é totalmente diferente de presenciá-lo. Com isso, os alunos podem revisar estes conteúdos, estudá-los de forma aprofundada e refletir sobre os regimes.

Ao final, a ideia é propiciar um debate comparativo entre os regimes, nos quais os alunos possam formar uma opinião mais aprofundada a respeito dos mesmos. Além disso, o projeto ajuda na preparação para a AZONU. Que sejam vivências de muito aprendizado para nossos jovens!

‹‹ Voltar

© 2012 - Todos os direitos reservados - Colégio AZ Bilingue

Desenvolvido pela Agência de Marketing Digital Goodae